CINCO PRINCÍPIOS QUE DETONAM UM DEUS OU UMA RELIGIÃO

Encontrei esse texto na internet sem a menor pretenção de fazê-lo. Fiquei extremamente grata em descobrir quase que uma espécie de "sistema" que detecta religiões falsas ou profetas charlatões, que pode facilmente ser utilizado para demonstrar aos mais fanáticos seus erros ou acertos cometidos. Não gostaria, no entanto, que meus leitores julgassem religiões como falsas baseados nos preceitos abaixo, mas sim que tomem mais cuidado com aquilo que lhes é pedido por seus deuses. Segundo o autor do texto - eu o traduzi para o português, pois está originalmente inserido em inglês no site Elroy.net - você pode iniciar a identificação de falsas religiões ou pregadores a partir de cinco sintomas básicos, a saber:

1. A OBRIGAÇÃO DE PROSELITISMO
Qualquer Deus que seja impotente o suficiente para não conseguir entrar em contato direto com sua própria criação não seria digno de ser seguido. Os seres humanos são os piores veículos de transmissão de conhecimento. Duas pessoas que vêem o mesmo acontecimento já contam duas histórias diferentes. Imagine então quando a história lhes é contada através de uma terceira pessoa. Os fatos são facilmente mutáveis. As falsas religiões são facilmente expostas quando enviar seus emissários para arrebatar seguidores para sua divindade impotente, como se fosse um menino de recados.

2. A OBRIGAÇÃO DE PAGAR O DÍZIMO
Qualquer Deus que não pode dar ao luxo de sustentar-se ou dar verdadeiro apoio aos seus fiéis não é um Deus digno de ser seguido. Se Deus criou tudo, então Deus certamente não precisa de seus seguidores para pagar o seu caminho. Por que Deus nos faria pagar suas próprias contas? As falsas religiões podem ser habilmente descobertas quando começam a pedir-lhe dinheiro.

3. FUNDAÇÃO POR UM PROFETA HUMANO
Qualquer Deus que confia em seres humanos falíveis para falar sobre o seu nome não é digno de ser seguido. Usando um ser humano para divulgar seu ensinamento só leva seus fiéis a diferentes interpretações e entendimentos, razão pela qual não existem grandes religiões que não se fragmentam em contradição com congregações. As falsas religiões podem ser rapidamente abatidas quando você descobre que foram criadas por um profeta humano.

4. DECISÕES BASEADAS NO MEDO
Qualquer Deus que faz uso de ameaça de violência contra seres humanos caso não sigam a sua palavra não é digno de ser seguido. A ameaça de violência remove o princípio do livre arbítrio e cria uma incapacidade de saber se um fiel realmente ama a Deus ou apenas finge amor por medo da vida após a morte. As falsas religiões podem ser imediatamente identificadas quando ameaçam com a tortura eterna para aqueles que ignorarem sua mensagem.

5. RECOMPENSA BASEADA EM “INCENTIVO”
Qualquer Deus que suborna as pessoas para segui-lo não é digno de ser seguido. Que tipo de Deus precisa confiar nas motivações egoístas dos seres humanos para obtê-los como seus fiéis? Que tipo de Deus precisa usar recompensas para levar as pessoas a mostrarem sua adoração? As falsas religiões podem ser descartadas quando tentam seduzi-lo a seguir suas crenças com promessas de recompensas e prêmios.

sexta-feira às 15:38

0 Comments to "CINCO PRINCÍPIOS QUE DETONAM UM DEUS OU UMA RELIGIÃO"